Publicações

Sucessão Patrimonial e Reforma Tributária

18/06/2024

Como reduzir custos com um bom planejamento

Com a reforma tributária brasileira é preciso ficar alerta, sobretudo, em relação à sucessão patrimonial. As mudanças nas regras fiscais podem impactar significativamente o custo desse processo, com destaque para o inventário, que é o método mais comum utilizado para a transferência de bens. O impacto da reforma tributária pode aumentar os custos associados ao inventário devido a possíveis elevações de alíquotas e modificações na legislação vigente.

Atualmente, o custo de um inventário varia entre 10 e 15% do valor do imóvel em questão. A complexidade do processo, a localização do imóvel e as despesas judiciais e administrativas envolvidas podem influenciar esse percentual. Diante desse cenário, para mitigar custos é necessário adotar um planejamento estratégico eficaz.

Um planejamento sucessório bem elaborado, desenvolvido em conjunto com um advogado especializado, pode reduzir cerca de 10% do valor do imóvel dos custos do processo sucessório. Nesse sentido, estratégias como a doação em vida com reserva de usufruto, a criação de holding patrimonial e o uso de testamentos são exemplos de medidas que podem ser adotadas para otimizar a transferência de bens e minimizar as despesas.

Um advogado especializado na área pode identificar oportunidades de economia, orientar as melhores práticas e garantir um processo eficiente e dentro da legalidade. Além disso, o advogado pode ajudar na elaboração de documentos necessários e na escolha das melhores estratégias de forma personalizada.

A antecipação dos desafios e a preparação para a sucessão patrimonial garante a minimização dos impactos financeiros, proporcionando segurança jurídica aos herdeiros e sucessores.

Tem interesse em saber mais? Contate a equipe Stussi de Vasconcellos Advogados pelo botão do WhatsApp.

Clique aqui e baixe o nosso Guia Jurídico para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Publicações relacionadas

Como o planejamento patrimonial pode evitar uma disputa entre familiares?

A divisão de bens entre familiares pode gerar conflitos e disputas. No entanto, se estruturar bem […]

Leia mais +

Inteligência Artificial no Direito Brasileiro

Desafios Éticos e Regulatórios A inteligência artificial está promovendo uma transformação no sistema jurídico brasileiro. Aplica-se […]

Leia mais +

Impacto da Reforma Tributária para empresas

Recentemente, a Câmara dos Deputados, por 336 votos a 142, aprovou o texto-base da regulamentação da […]

Leia mais +